quinta-feira, 22 de outubro de 2009

quinta-feira, 22 de outubro de 2009
Outubro : Mês Internacional da Biblioteca Escolar!!

Obrigada Alessandra Ribeiro por lembrar-me de uma data tão especial! E parabéns pelo maravilhoso trabalho que realiza... Bjs...

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar subordinado ao tema "Literacia e Aprendizagem na Biblioteca Escolar". O Gabinete da Rede das Bibliotecas Escolares decidiu ainda declarar o dia 27 de Outubro como o "Dia da Biblioteca Escolar".

Como educar para a leitura
As famílias são essenciais para estimularem nos mais jovens o gosto pela leitura e para os ajudarem a desenvolver plenamente as suas potencialidades. Ler é importante para o sucesso escolar.

Partilhe as paixões da criança. Entusiasme-se com as suas descobertas, mesmo que considere que um determinado livro não é a melhor das escolhas. Pergunte-lhe porque o considera interessante, mencione as características que lhe agradam e permita à criança finalizar as suas escolhas. Esta actividade também a ajuda a descobrir se uma determinada história, de facto, lhe agrada.

Quando uma criança abre um livro, precisa de um local confortável para a leitura. Um sofá acolhedor e um ambiente tranquilo podem estimular o gosto pelos livros. Partilhar um livro é uma ocasião especial para a criança porque lhe permite “sonhar”. Instalem-se confortavelmente e leiam.

Ajude o seu filho a reter a informação que lê — esta é uma competência crucial, essencial à medida que ele vai ficando mais velho e precisa de recolher informação importante nos manuais.

Até aos seis anos de idade, as crianças sentem-se atraídas por livros com ilustrações, mas, entre os 6 e os 8 anos, o texto começa a ocupar um lugar de destaque. A partir dos 9 anos, é necessário consolidar hábitos.
Lembre-se que, entre o 8 e os 10 anos, algumas crianças perdem a vontade de ler por prazer. Para manter o interesse pela palavra escrita, tente envolvê-las em tarefas que encorajem uma atitude positiva perante a linguagem.

Durante as férias, é importante proporcionar à criança ou adolescente múltiplas oportunidades de aprendizagem para que continue a desenvolver o vocabulário e competências de leitura.

Nas bibliotecas, os mais jovens têm acesso a uma grande variedade de livros, publicações periódicas e DVD. Podem ainda participar nos programas de promoção da leitura ao longo do ano, como a Hora do Conto e os Concursos de Leitura. Incentive-o a frequêntar a BIBLIOTECA.

Ensine a criança a respeitar os livros. Uma criança deve aprender desde muito cedo a manusear os livros correctamente. Ensine-a a pegar-lhes com as mãos limpas, não danificando as lombadas ou rasgando páginas. Os jovens leitores precisam de compreender a importância de proteger os livros para que todos os utilizadores da biblioteca os possam apreciar vezes sem conta.

Fonte: http://bibliotecasjl.wordpress.com/category/actividades/
Read more...
Postado por TI@ D@ND@ às 16:10
http://elizinharocha.blogspot.com/

17 comentários:

  1. essa escola è show

    cometario de wallyson

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito dessa escola é muito competente em
    nos ensinar e em educar, para o futuro!!
    :)

    ResponderExcluir
  3. hahahau essa escola é um show de bola , tem tudom pra ser melhor .........
    bjss s22

    ResponderExcluir
  4. Tem que melhorar e muito para ter um bom rendimento perante aos olhos dos pais dos alunos
    Simone

    ResponderExcluir
  5. o ulisses nao so é nossa escola mas pareçe mossa casa ,pq nos aprendemos mt .........
    aei eu quero ler eclipse ja reservei mor temaooo
    bjss;D

    ResponderExcluir
  6. essa escola e boa pelos professores alunos e pelas pessoa que trabalhão la mais ainda tem muito a melhorar.

    ResponderExcluir
  7. mais em fim essa escola e nota 10.

    ResponderExcluir
  8. oi mais uma vez eu estou aqui mais uma vez para pedir melhoras na prefeitura para que page o salário dos professores.

    ResponderExcluir
  9. Oi gente meu nome é larrison e li o livro do fernando savater o grande labirinto é muito bom como eu já li ele recomendo para todos aqueles q gostam de magia,aventura e ação é muito leiam vcs iram gostar.

    ResponderExcluir
  10. as oficinas da escola são todas boas eu já fiz informatica mais tive que para mais era muito bom.

    ResponderExcluir
  11. eu gosto dos livros de Ziraldo como O Menino Maluquinho e outras eu gosto tbm gosto dos contos de Monteiro Lobato como A Negrinha eu recomendo.

    ResponderExcluir
  12. mais larrison mesmo com esse problemas essa escola e D+.

    ResponderExcluir
  13. Gαbяiєlα Daleprani16 de junho de 2010 às 11:03

    e larrison eu concordo com vc mais como vc falou eu estou nesta escola ñ pelas suas condições mais sim pelas pessoas la dentro!

    ResponderExcluir
  14. esta escola e legal ;brendo falando

    ResponderExcluir
  15. Uma das melhores coisas que fizeram na escola...
    Agora ficamos mais informados!!!
    bj vlw...

    ResponderExcluir
  16. esse blog do ulisses e muito legal entao vamos colocar mais coisas... agora ficaremos mais informados o que vai acontecer !!!!!

    ResponderExcluir
  17. eu acho essa escola muito legal e tb gosto muito da biblioteca e tb dos professores da escola a professora que eu mais gosto é a averbenia aqui quem tá falando é adriana do 8 ano d

    ResponderExcluir